1.Introdução
Estamos diante de um desafio: conhecer, explicar e
executar o Prolog.
Precisamos descobrir o que esta linguagem da década
de 1970 tem em relação aos nossos estudos de Lógica Matemática
Computacional e como ela pode ser útil nos dias de hoje.
Esta é uma aventura direcionada em meio a materiais
existente na Web. Algo como uma trilha que ao final iremos documentar
aos outros que vierem.
Em nossa disciplina de Lógica Matemática
Computacional faremos uso de Prolog para aplicar o conhecimento em
pequenos programas. Além disso, pretendemos desafiar os Discentes a
terem um primeiro contato com uma linguagem de programação antes
mesmo de conhecerem a Disciplina de Construção de Algoritmos, que é
mais voltada para outros tipos de linguagens.
2.Tarefa
- Compilar todas as informações sobre o assunto em uma página Web de forma que possamos:
- Escrever as origens e o histórico do Prolog;
- Listar suas versões e compiladores;
- Listar as características do Prolog e suas diferenças em relação às outras linguagens
- Criar pequenos programas utilizando o que foi visto em Lógica Matemática Computacional.
- Listar programas de maior complexidade para o uma visão do estado da arte, mostrando qual problema foi resolvido com o uso destes programas.
- Publicar endereços de pesquisas e trabalhos feitos com uso de Prolog.
- A ordem acima é importante.
3.Processo
- Formar grupos de 3 a 4 componentes, preferencialmente arrumados em linha, ou seja, lado a lado, no Laboratório de Pesquisa;
- Dentro do grupo distribuir as tarefas de:
- Pesquisa do material que será utilizado, baseadas nas fontes;
- Compilação: juntar o material em uma pasta do computador ou em uma página de um editor de texto;
- Organização: por de preferência na ordem das tarefas (item 2, acima):
- Origem, histórico, compiladores, características, exemplos de programas simples, exemplos mais complexos e o que eles resolveram, listar os trabalhos acadêmicos existentes.
- Criação da página web (.html), também feita em um editor de texto simples ou editor específico, desde que está etapa não cause maiores dificuldade que a própria webquest. Muitos programas que criam slides e apresentações também gravam arquivo em formato html
- Publicação da página no local, com a identificação e com o modelo proposto pelo Professor em sala.
Atenção: Nossa atividade pode ultrapassar
uma aula. Na próxima aula você poderá não conseguir encontrar o
mesmo computador que está utilizando no momento. Portanto, guarde
seu material em outro local ou em outra pasta além do computador que
está sendo utilizado. Recomendamos para isso o uso de programas
como: DropBox, Google Docs, Box e outros que servem de local de
armazenamento na Internet. Pen-drives são úteis mas podem ser
perdidos e não ficam disponíveis para o grupo acessar online em
outro momento (em casa, no trabalho).
4.Recursos
Os sites abaixo podem ir além do que está proposto
nos subtítulos abaixo. Tenha cuidado pra não se perder nos texto e
esgotar todo o assunto em um só documento.
i) Busca dos conceitos, compiladores e histórico:
http://pt.scribd.com/doc/46178316/Tutorial-Prolog-1
(Apresentação Inicial)
http://favero.ufpa.br/
(Um livro em português)
ii) Criação de pequenos programas:
Usaremos o Compilador Yap e um editor de texto
simples como Notepad
iii) Todas as fontes:
Apostila Introdutória:
http://wiki.icmc.usp.br/images/3/3e/Aula3-230t.pdf
Apostila da UFCG
:
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~logica/PROLOG/apostila-prolog.pdf
Wiki Livros:
Exemplos de Prolog em Inglês:
Exemplo bem simples: http://www.cs.toronto.edu/~hojjat/384f06/simple-prolog-examples.html
Exemplo bem simples: http://www.cs.toronto.edu/~hojjat/384f06/simple-prolog-examples.html
http://www.csse.monash.edu.au/~lloyd/tildeLogic/Prolog.toy/Examples/
Exemplo de dados relacionais: The House of
Windsor:
História da Família Real para entender o caso
acima:
http://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_II
Tutorial de prolog em português:
Tutorial usando exemplos:
http://silveiraneto.net/2007/08/29/exemplos-de-prolog/
Avançado, exercícios resolvidos:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7780/1/exercicios-sbc.pdf
Roteiro e exercícios:
Passo a passo , iniciante
:
http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/henriquecristovao-prolog_roteiro_aula_pratica.pdf
Mais um pra iniciante:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfdjAAG/swiprolog
Livro em inglês (livre):
http://www.ida.liu.se/~ulfni/lpp/bok/bok.pdf
5.Orientações
-
6.Avaliação
Pontuação
→
|
4,0
|
7,0
|
10,0
|
Total
|
Organização
|
Pouco
material
|
Material
coletado
|
Material
organizado
|
|
Distribuição
|
Centralizada
|
Distribuída
igualitária
|
Levou
em conta os talentos
|
|
Exemplos
|
Copiados
|
Copiados
com referência
|
Criados
|
|
Referências
|
Nenhuma
|
Com
URL
|
Detalhada
(página, título)
|
|
Total
|
---------------------------->
|
7.Conclusão
Devemos a esse ponto conhecer os conceitos
principais relacionado a linguagem Prolog a ponto de explicar e
escrever pequenos programas ou realizar pequenos testes com o que foi
utilizado na Disciplina de Lógica Matemática Computacional.
8.Página do Professor
Esta WebQuest foi realizada por Prof. José Antônio
Moura com os Alunos de Ciência da Computação na Disciplina de
Lógica Matemática Computacional na Faculdade Pitágoras de São
Luís (MA), Brasil.
Foi criada como forma de aplicar o método de
WebQuest e dar a turma uma oportunidade de buscar orientada de
conhecimento com algum nível de protagonismo e alto nível de
participação.
O material, a princípio escasso em língua
portuguesa, mostrou vasto a ponto de dificultar a síntese do
conhecimento. Se for levado em conta o material em outras línguas
teremos também muito boas opções, inclusive de outros livros
gratuitos, além do que foi aqui utilizado.
Não houve a intenção de esgotar o assunto em uma
atividade, mas de dar um norte para futuros trabalhos.
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