segunda-feira, 10 de junho de 2013

Webquest: Conhecendo PROLOG

1.Introdução

Estamos diante de um desafio: conhecer, explicar e executar o Prolog.
Precisamos descobrir o que esta linguagem da década de 1970 tem em relação aos nossos estudos de Lógica Matemática Computacional e como ela pode ser útil nos dias de hoje.
Esta é uma aventura direcionada em meio a materiais existente na Web. Algo como uma trilha que ao final iremos documentar aos outros que vierem.
Em nossa disciplina de Lógica Matemática Computacional faremos uso de Prolog para aplicar o conhecimento em pequenos programas. Além disso, pretendemos desafiar os Discentes a terem um primeiro contato com uma linguagem de programação antes mesmo de conhecerem a Disciplina de Construção de Algoritmos, que é mais voltada para outros tipos de linguagens.


2.Tarefa

  • Compilar todas as informações sobre o assunto em uma página Web de forma que possamos:
    • Escrever as origens e o histórico do Prolog;
    • Listar suas versões e compiladores;
    • Listar as características do Prolog e suas diferenças em relação às outras linguagens
    • Criar pequenos programas utilizando o que foi visto em Lógica Matemática Computacional.
    • Listar programas de maior complexidade para o uma visão do estado da arte, mostrando qual problema foi resolvido com o uso destes programas.
    • Publicar endereços de pesquisas e trabalhos feitos com uso de Prolog.
  • A ordem acima é importante.




3.Processo

  • Formar grupos de 3 a 4 componentes, preferencialmente arrumados em linha, ou seja, lado a lado, no Laboratório de Pesquisa;
  • Dentro do grupo distribuir as tarefas de:
    • Pesquisa do material que será utilizado, baseadas nas fontes;
    • Compilação: juntar o material em uma pasta do computador ou em uma página de um editor de texto;
    • Organização: por de preferência na ordem das tarefas (item 2, acima):
      • Origem, histórico, compiladores, características, exemplos de programas simples, exemplos mais complexos e o que eles resolveram, listar os trabalhos acadêmicos existentes.
    • Criação da página web (.html), também feita em um editor de texto simples ou editor específico, desde que está etapa não cause maiores dificuldade que a própria webquest. Muitos programas que criam slides e apresentações também gravam arquivo em formato html
    • Publicação da página no local, com a identificação e com o modelo proposto pelo Professor em sala.
Atenção: Nossa atividade pode ultrapassar uma aula. Na próxima aula você poderá não conseguir encontrar o mesmo computador que está utilizando no momento. Portanto, guarde seu material em outro local ou em outra pasta além do computador que está sendo utilizado. Recomendamos para isso o uso de programas como: DropBox, Google Docs, Box e outros que servem de local de armazenamento na Internet. Pen-drives são úteis mas podem ser perdidos e não ficam disponíveis para o grupo acessar online em outro momento (em casa, no trabalho).



4.Recursos

Os sites abaixo podem ir além do que está proposto nos subtítulos abaixo. Tenha cuidado pra não se perder nos texto e esgotar todo o assunto em um só documento.
i) Busca dos conceitos, compiladores e histórico:
http://favero.ufpa.br/ (Um livro em português)
ii) Criação de pequenos programas:
Usaremos o Compilador Yap e um editor de texto simples como Notepad
iii) Todas as fontes:
Apostila da UFCG : http://www.dsc.ufcg.edu.br/~logica/PROLOG/apostila-prolog.pdf
Wiki Livros:
Exemplos de Prolog em Inglês:
Exemplo bem simples: http://www.cs.toronto.edu/~hojjat/384f06/simple-prolog-examples.html 
http://www.csse.monash.edu.au/~lloyd/tildeLogic/Prolog.toy/Examples/
Exemplo de dados relacionais: The House of Windsor:
História da Família Real para entender o caso acima: http://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_II
Tutorial de prolog em português:
Roteiro e exercícios:



5.Orientações

-



6.Avaliação

Pontuação →
4,0
7,0
10,0
Total
Organização
Pouco material
Material coletado
Material organizado

Distribuição
Centralizada
Distribuída igualitária
Levou em conta os talentos

Exemplos
Copiados
Copiados com referência
Criados

Referências
Nenhuma
Com URL
Detalhada (página, título)

Total
---------------------------->





7.Conclusão

Devemos a esse ponto conhecer os conceitos principais relacionado a linguagem Prolog a ponto de explicar e escrever pequenos programas ou realizar pequenos testes com o que foi utilizado na Disciplina de Lógica Matemática Computacional.








8.Página do Professor

Esta WebQuest foi realizada por Prof. José Antônio Moura com os Alunos de Ciência da Computação na Disciplina de Lógica Matemática Computacional na Faculdade Pitágoras de São Luís (MA), Brasil.
Foi criada como forma de aplicar o método de WebQuest e dar a turma uma oportunidade de buscar orientada de conhecimento com algum nível de protagonismo e alto nível de participação.
O material, a princípio escasso em língua portuguesa, mostrou vasto a ponto de dificultar a síntese do conhecimento. Se for levado em conta o material em outras línguas teremos também muito boas opções, inclusive de outros livros gratuitos, além do que foi aqui utilizado.
Não houve a intenção de esgotar o assunto em uma atividade, mas de dar um norte para futuros trabalhos.


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