segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prolog – 2ª webquest


Prolog – 2ª webquest



Vol7ada para Es7ud@ntes dos Curs0s de Ciência da Computa(ão e áreas afins.
Criada em nov&mbro de 2013 para uma ati\/idade final na disciplina de Ló6ica Matemática Comput@cional na Faculdade Pitágoras de São Luís – M4 – Bra$il
4plicada de forma breve, mas visando eventos acadêmicos de 2014 na Instituição
Prof. José Antônio Moura [ jamouraneto arroba ig ponto com ponto br]
Com valiosas di(as do Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior

;)





1.Introdução:






Como codificar o que estudamos em Lógica Matemática Computacional? Existiria alguma linguagem de programação voltada às nossas necessidade? Poderíamos aprender algo sobre ela mesmo antes de conhecer algoritmos e estruturas de dados? Seríamos capazes de criar algo sobre ela que sirva como referência para outros Estudantes como nós?

 

 

 

 


2.Tarefa:



Criar um cartaz em tamanho A3 que contenha entre outros que sua imaginação permitir:
  • Uma apresentação da Linguagem Prolog;
  • O histórico da Linguagem
  • Trechos de programas escritos em Prolog
  • Um mapa da mina, um caminho das pedras para o Leitor conseguir interagir com Prolog em um primeiro contato















3.Processo:


Para nosso desafio nos agruparemos em 3 ou 4 para trabalharmos de forma colaborativa e produzirmos o seguinte material que poderá ser impresso em um segundo momento:


  • Utilizando um Editor de texto, ou outro software semelhante disponível, criaremos um arquivo em formato A3 (este formato poderá aumentar de tamanho, para A0 por exemplo, caso tenhamos um espaço maior para exibição);
  • No arquivo colocaremos figuras, textos, linhas de códigos e outros que sejam interessantes para explicar a um espectador da área de forma rápida e chamativa o que é o prolog
  • Como sugestão, podemos usar o roteiro: introdução, definição, histórico, uso (aplicações no mundo científico), compiladores e exemplos de linhas de código
  • A pesquisa deverá ser feita baseada nos recursos disponíveis abaixo, que é nossa fonte de pesquisa
  • Os criadores devem envolver todos da equipe de tal forma que não se consiga dizer quem mais se destacou no grupo

 

 

 

 


4.Recursos:

Os sites e materiais abaixo nos ajudarão em nossa busca por informações :

i) Busca dos conceitos, compiladores e histórico:
http://favero.ufpa.br/ (Um livro em português)
ii) Criação de pequenos programas:
Usaremos o Compilador Yap e um editor de texto simples como Notepad
iii) Todas as fontes:
Apostila da UFCG : http://www.dsc.ufcg.edu.br/~logica/PROLOG/apostila-prolog.pdf
Wiki Livros:
Exemplos de Prolog em Inglês:
Exemplo bem simples: http://www.cs.toronto.edu/~hojjat/384f06/simple-prolog-examples.html 
http://www.csse.monash.edu.au/~lloyd/tildeLogic/Prolog.toy/Examples/
Exemplo de dados relacionais: The House of Windsor:
História da Família Real para entender o caso acima: http://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_II
Tutorial de prolog em português:
Roteiro e exercícios:











 

 

 

 


5.Avaliação:


PONTUAÇÃO
4
7
10
TOTAL
Organização:
Pouco material
Material coletado
Material organizado


Distribuição:
Centralizada
Igualitária
Levou em conta os talentos


Exemplos:
Copiados
Copiados com referência
Criados


Referência:
Nenhum
Com url
Detalhada


TOTAL





 

 

 

 

 

6.Conclusão:

Devemos a esse ponto conhecer os conceitos principais relacionado a linguagem Prolog a ponto de explicar e escrever pequenos programas ou realizar pequenos testes com o que foi utilizado na Disciplina de Lógica Matemática Computacional.







.:fim:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário